RSS
Facebook
Twitter

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pela nova ideia dessa edição em simplificar ao invés de complicar, de trocar conjuntos de números por números simples, e claro, pela matemática da "Bounded Acuracy", tudo é simples e prático, basta apenas trocar um valor ou outro e temos uma criatura completamente nova. Tudo isso fica muito a caráter de interpretação e uma ou outra pequena habilidade.

Por exemplo o Gnoll do D&D Basic (p.30)

Vamos dizer que nosso amigo Gnoll foi abençoado por Yeenoghu, mas bem abençoado, sendo o mais forte e alto Gnoll que poderiam encontrar, isso quer dizer que sua força poderia ser 19 ao invés de 14. Este valor de força em 19 é igual a força de um Ogro, imagine a situação ao encontrar um Gnoll forte o bastante para fazer uma queda de braço com um Ogro e ainda ter chance de vencer igual para igual.

O que isso muda? Bem, além do aspecto de aparência e interpretação, a força 14 concede um bônus de +2, enquanto a força 19 concede um bônus de +4. Em outras palavras aumenta-se o dano e acerto dos golpes corporais em +2 (4 - 2 = 2).

Alterando o atributo primário de uma criatura apenas coloca um pouco mais de diversidade. E o mesmo poderia ser feito com o conjurador inimigo, apenas alterando seu atributo de conjuração, também se aumenta a CD e o acerto para magias.

Mas bem, nosso amigo Gnoll ainda não está pronto.

Ele é muito mais resistente que o normal. Sua constituição normal é 11, vamos dizer que ele é muito mais resistente que o normal, vamos colocar 16! Para entender, o valor 11 concede o bônus de +0 enquanto o 16 concede o bônus de +3. Em outras palavras, cada dado de vida do monstro irá receber um bônus de +3 em pontos de vida.

Originalmente o Gnoll possui 22 pontos de vida (5d8). Se você rolar os pontos de vida para ele quem sabe ele pode ter um pouco mais. Mas nesse momento irei manter a mesma regra de média. Nesse caso o gnoll irá receber 37 pontos de vida (5d8+15). Um belo aumento de resistência.

E claro, uma criatura com a força de um Ogro não usaria uma Lança, e sim uma arma pesada. Pensei em algo grande, uma Espada Grande, bem grande. Largando o escudo (-2 de CA) e pegando a espada (2d6). No final o acerto ficou em +6 e seu dano 2d6+4. Agora sim é um verdadeiro filho de Yeenoghu.

Mas claro que todos esses melhoramento também irão afetar seu desafio. Eu acredito que ele deixa de ser 1/2 e se torna o dobro disso, 1; sendo um desafio para um grupo inteiro de primeiro nível.

Gnoll filho de Yeenoghu; CA 15; 37 pv, +6 acerto, 2d6+4 dano cortante.

4 comentários:

  1. Muito bom, curti pacas. Faço minhas costumizações de forma bem semelhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado. No futuro pretendo fazer mais disso para deixar um pequeno catalogo de monstros alterados.

      Excluir
  2. muito bom, acho que seria interessante se vc fizesse um artigo com uma tabela que comparasse status de monstros tipo, tanto de força e equivalente a um ogro, tanto a um gigante e tanto a um gnoll

    ResponderExcluir
  3. as veses tmabem é bom enrriquecer um pouco o o monstro para faser dele um boss ou sub boss bem intereçante por exemplo um dos ante heroi que eu criei para ajudar/atrapalhar uma campanha:
    nome: marco (eu peguei um lobsomem normal e almentei sua força e constituição em+4
    historia:Marco erá apenas um lenhador que pegou seu machado para defender sua vila durante o ataque de um conquistador estrangeiro, após descobrir que o conquistador erá um lorde vampiro Marco foi até um poderoso senhor da guerra em busca de ajuda e o lorde Karcharoth prometeu ajudar em troca de Marco e sua milicia juntarem-se as suas fileiras. só depois ele descobriu o terrível segredo de Karcharoth e seu exercito de monstros. Karcharoth transformou-o em um lobisomem e depois o submeteu a rituais terríveis que quase o levaram a loucura e agora ele é um combatente de linha de frente prezo na forma híbrida e sob o comando de lorde Karcharoth...

    ResponderExcluir